Projeto Sempre-Viva

O projeto foi criado para preservar a sempre-viva - flor típica da Chapada, ameaçada de extinção.

O Parque Municipal de Mucugê foi criado em 17 de maio de 1999 para abrigar o Projeto Sempre Viva, que tem como objetivo a preservação de ecossistemas de domínio rupestre. Em especial, de uma variedade de sempre-viva endêmica de Mucugê (singonanthus Mucugensis Giulietti) que se encontrava ameaçada de extinção.

Dispõe também de um sistema de informações geográficas e promove educação ambiental para escolas de todo Brasil. Por suas ações, este projeto acumula vários títulos e prêmios. Em 2006, o município de Mucugê recebeu do Instituto da Biosfera e do Instituto IBRAE-RJ o título de destaque Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Com uma arquitetura inspirada nas casas dos garimpeiros, o Parque possui uma ótima infra-estrutura, com laboratório, escritório, centro de visitantes, estacionamento, alojamentos para pesquisadores e o Museu Vivo do Garimpo.

O Parque mantém parceria com universidades da Bahia e já soma um total de 32 pesquisas desenvolvidas, várias delas com as sempre-vivas de Mucugê. Ainda dentro do Parque, é possível fazer trilhas sinalizadas que levam às belas cachoeiras: Piabinha, Tiburtino e Andorinhas.

Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria de Turismo de Mucugê pelo telefone (75) 3338-2143.

  • Horário de Funcionamento

    Diariamente das 08:30 às 17:30

  • Taxa de Visitação

    Valor por pessoa: R$ 20,00